A fábrica de pasta colorida PU apresenta as causas e soluções do amarelecimento da esponja de poliuretano para você

- 2022-02-23-

O amarelecimento da esponja de espuma macia de poliuretano das cadeiras de auditório e de teatro sempre foi um problema que há muito tempo intriga os fabricantes de esponjas e de poliol. Muitos fabricantes de esponjas, especialmente alguns fabricantes de esponjas de alta qualidade, tentam melhorar a função anti-amarelecimento das esponjas adicionando antioxidantes e estabilizadores de luz, mas os resultados não são óbvios. A seguirPasta de cor PUa fábrica vinculará as características da produção de poliol e esponja a montante e a jusante, analisará sistematicamente as razões do amarelecimento da esponja e discutirá as soluções correspondentes.

Geralmente, do ponto de vista dos aditivos, o amarelecimento das esponjas inclui os quatro tipos a seguir:

1. No processo de formação de espuma/processamento de esponja, amarelecimento por oxidação térmica causado por alta temperatura

2. Fumaça e amarelecimento causados ​​pelo contato com óxidos de nitrogênio (NOX) no ar

3. Poluição de tecido causada por esponja

4. Amarelecimento causado pelo contato da esponja com os raios ultravioleta

Essas alterações amareladas costumam estar diretamente relacionadas aos antioxidantes. Em outras palavras, a presença de antioxidantes pode inibir positivamente alguns dos amarelecimentos acima. Por exemplo, o amarelecimento do envelhecimento antioxidante causado pela alta temperatura durante a formação de espuma/processamento é inibido pela adição de antioxidantes. Porém, também pode ter efeito negativo e promover a ocorrência de outras espécies de amarelecimento, como: antioxidantes aminas em contato com óxidos de nitrogênio (NOX, principalmente provenientes de escapamentos de automóveis) no ar, ou raios ultravioleta, promoverão o amarelecimento de esponjas, O antioxidante BHT é a principal causa da poluição dos tecidos.

Geralmente, os fabricantes de polióis adicionam uma certa quantidade de antioxidantes aos polióis, a fim de garantir a produção segura dos fabricantes de espuma a jusante no processo de utilização da formação de espuma de poliol. Atualmente, o principal tipo de antioxidante usado pelos fabricantes nacionais de poliéteres é o sistema antioxidante composto de BHT e antioxidantes de amina ou fentianina, e alguns fabricantes de poliéteres de renome mundial usam principalmente alguns antioxidantes de grande peso molecular. Antioxidantes fenólicos prejudicados e antioxidantes amina.

Como fabricante do mercado de esponjas, ao adquirir um poliol, além de pensar em segurança, custo e função espumante, raramente avalia o efeito do sistema antioxidante do poliol no amarelecimento da esponja. E esse fator, que muitas vezes passa despercebido por nós, esconde um motivo importante que afeta o amarelecimento da esponja.

Em condições normais, os antioxidantes presentes nos polióis podem inibir o envelhecimento e a degradação do polímero devido à alta temperatura gerada pela própria espuma durante o processo de formação de espuma, o que não só garante a produção segura do processo de formação de espuma, mas também de forma eficaz evite o problema de amarelecimento do núcleo no processo de formação de espuma da esponja. No entanto, após a conclusão da formação de espuma da esponja, os antioxidantes remanescentes na esponja podem facilmente levar ao problema de amarelecimento de muitas esponjas.

A solução anti-amarelecimento para cadeiras de auditório e esponjas para cadeiras de teatro que recomendamos é: "selecionar poliéteres de alto desempenho que não contenham BHT e antioxidantes aminas"