Abridor de Células em Espuma de Poliuretano

- 2022-06-29-

Em primeiro lugar, por que usamos porosabridores? O processo de formação de espuma de espuma de poliuretano é a reação simultânea de formação de espuma e gelificação, especialmente a formação de espuma do sistema MDI. Como a taxa de gelificação é superior à taxa de formação de espuma, o gás gerado pela reação é facilmente encerrado na estrutura celular, ou seja, a porosidade insuficiente leva à baixa estabilidade dimensional do produto e a defeitos como encolhimento da espuma, rigidez e até mesmo perda de elasticidade. Portanto, um método eficaz é adicionar uma certa quantidade de abridor de poros.
Abridor de célulasé um tipo especial de surfactante, geralmente contendo segmentos ou grupos hidrofóbicos e hidrofílicos, adsorvidos na superfície da bolha, e ajustando a tensão superficial da parede da espuma, o gás na célula pode facilmente romper a membrana da parede, de modo que para melhorar sua taxa de abertura e resolver os problemas de encolhimento da espuma causado por células fechadas. O abridor de células ideal pode romper as células próximas ao ponto de gel da espuma. Quando as células são abertas, o ar flui entre as células, e a taxa de encolhimento da espuma após a moldagem é bastante reduzida, e dá à espuma menor histerese e sensação inflável, reduz a fadiga da espuma e melhora a durabilidade do espuma.

O efeito de abertura celular do agente de abertura celular pode ser caracterizado quantitativamente pela taxa de sedimentação da espuma. Na fórmula com adição do agente de abertura, o índice de oxigênio da espuma é reduzido e o retardamento de chama é deteriorado. Os abridores de células podem aumentar o alongamento na ruptura até certo ponto, melhorar a elasticidade da espuma e a sensação ao toque, mas também reduzir a resistência à ruptura e a dureza da espuma.