Análise de Catalisadores PU

- 2022-09-20-

A escolha deCatalisador PUafeta a reatividade de todo o sistema de formação de espuma. A reatividade de um sistema espumante é expressa pelo tempo de ativação do sistema, pelo processo de cura, pela desmoldagem ou pelo tempo de cura.
Mudanças na seletividade da reação, em função de mudanças na seleção do catalisador, afetam o equilíbrio das reações que ocorrem, o tipo e a ordem das cadeias poliméricas formadas e a fluidez do sistema espumante, afetando assim o processamento e as propriedades físicas do produto final. espuma.
Catalisadores comumente usados ​​para formação de espuma de uretano são aminas terciárias, aminas quaternárias, sais de amina e sais nucleados de metal (geralmente SnII, SnIV ou K+). Aminas terciárias são usadas para promover a gelificação. Reações de formação de espuma e reticulação. Sais de membro e aminas termossensíveis, como o diazobicicloundecano, são usados ​​para fornecer ação retardada. Os sais metálicos influenciam fortemente a reação de gelificação.
O composto estanoso (SnII) tem baixo custo, mas é facilmente hidrolisado e instável. Seu uso típico é onde fluxos individuais podem ser medidos, como pedaços moles.
Os compostos de estanho (SnIV) não são facilmente hidrolisados ​​e podem ser incorporados em sistemas como moldagem suave e espumação rígida. Por exemplo, uma classe específica de compostos tais como aminas quaternárias, ácido nucleico de potássio, tris(dimetilaminometil)fenol e 2,4,6-tris[3-(dimetilamino)n-propil]hexa-hidromesobar A trimerização é altamente seletiva.

As espumas de poliuretano são caracterizadas por uma estrutura polimérica variável para atender a uma ampla gama de necessidades de aplicação. Esta diferença estrutural não é causada apenas pelos diferentes isocianatos e polióis utilizados como matérias-primas, mas também está relacionada com as diferentes reações realizadas por estas matérias-primas. Estas reações são fortemente influenciadas pelo tipo e quantidade deCatalisador PUusado.