Catalisadores comuns de solvente e soluto no catalisador A33

- 2023-01-05-

Solutos e solventes diol comuns emcatalisador A33

Como todos sabemos, o A33 é um produto comumente utilizado em reações catalíticas de poliuretano. Pela definição, é uma solução de trietilenodiamina com fração mássica de 33%, e o soluto é a trietilenodiamina. Como a trietilenodiamina é sólida à temperatura ambiente, para facilitar o uso operacional, ela geralmente é dissolvida em dióis, e os dióis usados ​​como solventes geralmente incluem DPG, DEG, EG, PG, BDO, DMEA, etc.
A trietilenodiamina, também conhecida como 1,4-diazabiciclo[2.2.2]octano, trietilenodiamina, trietilenodiamina, tem um leve cheiro de amônia e muito pouca toxicidade. A dose letal de envenenamento para camundongos LD50 é de 2g/kg. Sua estrutura molecular possui uma estrutura de gaiola única, na qual dois átomos de nitrogênio estão diretamente conectados a três grupos etileno para formar uma estrutura bimolecular, que é muito densa e simétrica. Como o átomo de nitrogênio não apenas não possui outros substituintes para aumentar o impedimento estérico, mas também possui um par de elétrons vazios muito acessíveis, no sistema de formação de espuma catalítica, após a formação da ligação carbamato, a trietilenodiamina será liberada e participará do próximo processo catalítico. processo de reação. Portanto, embora a trietilenodiamina não seja uma base forte, ela apresenta atividade catalítica extremamente elevada para a reação de grupos isocianato e compostos de hidrogênio ativo. Segundo estimativas, no sistema misto água/poliol, a reação à gelificação é responsável por 80%. , representando 20% da reação de formação de espuma.
 
Vários métodos de síntese de trietilenodiamina
1. A síntese de trietilenodiamina por desaminação em alta temperatura de compostos de poliamina, como a etilenodiamina, sob a ação de zeólito modificado por catalisador, é um processo amplamente pesquisado e aplicado atualmente.
 
2. Derivados etílicos de piperazina e piperazina, como N-hidroxietilpiperazina, N-aminoetilpiperazina, etc., para sintetizar trietilenodiamina.
 
3. Desidratação de compostos de hidroxietilamina para sintetizar trietilenodiamina. Este processo utiliza etanolamina ou dietanolamina, trietanolamina, etc. como matéria-prima, reage com água amoniacal, etc. sob a catálise de um catalisador, e obtém o produto por condensação e desidratação
 

Bem, o que foi dito acima é um pouco de conhecimento sobre o A33.