Aplicação de pasta colorida em poliuretano

- 2023-02-07-

O poliuretano tem melhor capacidade de tingimento. Adicionando corantes oupastas coloridas, podem ser fabricados produtos de poliuretano com as cores desejadas, como espuma macia de poliuretano colorido/elastômero/couro sintético, etc.
Além de usar cor para proporcionar efeitos funcionais, o tingimento da espuma de poliuretano tem os seguintes efeitos: 1) Adicionar pasta colorida que seja consistente com a cor dos móveis e tinta em móveis de imitação de madeira PU pode ocultar as diferenças nos móveis durante o transporte e usar. O fenômeno “branco” causado pela queda da tinta no meio, aumentando assim a qualidade do produto e sua competitividade no mercado; 2) Use cores diferentes para distinguir espumas macias de poliuretano com diferentes densidades e funções, e diferentes cores e profundidades representam diferentes densidades, ou esponja retardadora de chama ou esponja antiestática; 3) “Encobrir” o fenômeno de amarelecimento dos materiais de poliuretano, a maioria dos quais são feitos de diisocianato aromático TDI, MDI e PAPI como principais matérias-primas. A presença de grupos aromáticos de uretano causa amarelecimento do poliuretano sob exposição prolongada à luz solar. Os efeitos negativos podem ser minimizados adicionando tons apropriados de marrom, vermelho, amarelo e preto para mascarar o amarelecimento dos artigos de poliuretano, que é insignificante ou imperceptível.
Devido à presença de grupos NCO altamente ativos no sistema de reação do poliuretano, é necessário atentar para se existem grupos funcionais ou compostos na pasta colorida que são fáceis de reagir com matérias-primas de poliuretano e perdem o efeito corante, também como resistência a ácidos e álcalis, resistência à oxidação e resistência ao calor da pasta colorida. , Resistência à luz, colorabilidade, resistência à água, resistência a solventes e preço, etc. É melhor selecionar se a pasta colorida é adequada para o sistema de poliuretano por meio de experimentos. A pasta colorida deve ser facilmente dispersa nos componentes e suportar a temperatura de processamento. O impacto nas propriedades do material deve ser o menor possível, sem mudança de cor e precipitação. A quantidade de pasta colorida pode ser grande ou pequena, fácil de ajustar.
Para maior comodidade de uso e melhor efeito de tingimento, a pasta colorida é geralmente pré-dispersa e dissolvida no material branco.
Actualmente, os corantes comuns no mercado estão divididos principalmente em duas categorias, nomeadamente corantes dispersivos e corantes reativos:
Pasta de cor dispersa: A pasta de cor dispersa é a pasta de cor do tipo aditivo que normalmente usamos, que geralmente é feita pela dispersão de pigmentos orgânicos ou inorgânicos em poliuretano poliol. De modo geral, os pigmentos orgânicos (corante) apresentam boa dispersibilidade e forte poder tintorial. Após a coloração, os produtos de poliuretano apresentam cores mais brilhantes e preços mais elevados. Os pigmentos inorgânicos têm boa resistência à luz e à temperatura, mas suas cores não são tão brilhantes quanto os pigmentos orgânicos. preço barato.

Pasta de cor reativa: é a reação de enxertia de corantes e componentes poliéteres. Pode reagir com o isocianato no processo de produção de espumas plásticas, de modo que o tingimento é uniforme e firme, podendo ser preparadas espumas plásticas de cor escura, que estão além do alcance dos pigmentos dispersos. Uma vez que estes corantes contêm um certo número de grupos hidroxila, os requisitos destes grupos hidroxila para isocianatos devem ser considerados no desenho da formulação. Mas o preço desse tipo de pasta colorida reativa costuma ser várias vezes maior que o da pasta colorida dispersa.