A diferença entre pigmentos e corantes orgânicos e pigmentos inorgânicos.

- 2023-03-23-

Como todos sabemos, o corante é basicamente dividido em pigmentos orgânicos, corantes, pigmentos inorgânicos, os pigmentos orgânicos desenvolveram-se rapidamente. Qual é a diferença entre ele e os outros doiscorantes?

A diferença entre pigmentos orgânicos e corantes:
Pigmentos orgânicose os corantes são compostos orgânicos coloridos, pela estrutura química dos pigmentos e corantes orgânicos, eles são muito semelhantes, e até mesmo alguns compostos orgânicos podem ser usados ​​​​como corantes e pigmentos orgânicos, mas os pigmentos e corantes orgânicos são de fato dois conceitos diferentes, a principal diferença entre eles há um desempenho diferente do aplicativo.

O uso tradicional de corantes é para tingir têxteis, enquanto o uso tradicional de pigmentos é para colorir não têxteis (como tintas, tintas, revestimentos, plásticos, borracha, etc.). Isso ocorre porque o corante tem afinidade (ou direta) com os têxteis, pode ser adsorvido pelas moléculas da fibra, fixado; No entanto, o pigmento não tem afinidade com todos os objetos coloridos e depende principalmente de resina, adesivo e outras substâncias formadoras de filme para combinar com os objetos coloridos. No processo de uso, os corantes geralmente se dissolvem no meio. Mesmo os corantes dispersos ou corantes VAT também passam por um processo de tingimento do estado cristalino para o estado molecular, que é primeiro dissolvido em água e depois tingido na fibra. Portanto, a cor da tinta em si não representa a sua cor no tecido. O pigmento no processo de uso, devido ao meio insolúvel, existe sempre no estado cristalino original. Assim, a própria cor do pigmento representa a sua cor no substrato. Por causa disso, o estado cristalino do pigmento é muito importante para o pigmento, enquanto o estado cristalino do corante não é tão importante, ou o estado cristalino do corante em si não está intimamente relacionado ao seu comportamento de tingimento.

Pigmentos e corantes são conceitos diferentes, mas em certas circunstâncias podem ser usados. Alguns corantes VAT de antraquinona, por exemplo, são corantes insolúveis, mas também podem ser usados ​​como pigmentos após a pigmentação. Esse tipo de corante é chamado de corante pigmentado ou pigmento corante.


A diferença entre pigmentos orgânicos e inorgânicos:

Os pigmentos inorgânicos são óxidos de metais não ferrosos, ou alguns sais metálicos insolúveis em metais, os pigmentos inorgânicos são divididos em pigmentos inorgânicos naturais e pigmentos inorgânicos artificiais, os pigmentos inorgânicos naturais são pigmentos minerais.

Os pigmentos orgânicos são compostos orgânicos coloridos, também divididos em categorias naturais e sintéticas. Pigmentos orgânicos sintéticos são comumente usados ​​agora. Existem muitas variedades de pigmentos orgânicos com cores completas e melhor desempenho que os pigmentos inorgânicos.

Os pigmentos inorgânicos são principalmente negro de fumo e ferro, titânio, bário, zinco, cádmio, chumbo e outros óxidos ou sais metálicos.

Os pigmentos orgânicos podem ser divididos em mono azo, duplo azo, laca, ftalocianina ou pigmentos de anel grosso, etc.

Pigmento inorgânico rápido, resistência ao calor, resistência às intempéries, resistência a solventes, poder de cobertura é forte, mas a cromatografia não é muito completa, baixo poder de coloração, brilho da cor é fraco, algum sal metálico e toxicidade de óxido.


Os pigmentos orgânicos são diversos em estrutura, completos em cores, brilhantes e puros, fortes em coloração, mas alguns produtos apresentam baixa resistência à luz, resistência às intempéries e resistência a solventes. Os pigmentos orgânicos também apresentam boa resistência à luz, às intempéries e aos solventes, mas seu preço é caro.

pu-color-paste